7 de janeiro de 2009

Links

Cada um pode escrever o que lhe der na telha em seu blog. Mas se quiser atrair e manter leitores, receber comentários e links em outros sites e sobretudo ser um membro respeitado na blogosfera, precisa seguir princípios mínimos de etiqueta e educação. Por isso é tão chocante ver um blog legal publicar um texto que não passa de um resumo de uma ótima reportagem recentemente publicada num jornal norte-americano sem dar o mínimo crédito.
Talvez tenha sido uma mera distração ou atropelo por falta de tempo, até porque o post de modo algum tenta esconder a origem do artigo, ao terminar com uma citação copiada diretamente do artigo original - ainda em inglês! Se for esse o caso, é até mais um motivo para se providenciar o link ao texto original, independente de outras considerações éticas, não só para dar mais credibilidade ao post, mas também para permitir aos interessados lerem a versão completa do artigo, redigida com muito mais preparo (por um autor de um bestseller aclamado no assunto). Também não é o caso de se criticar um blog por publicar tal resumo, muito pelo contrário. O assunto realmente é curioso, e o blog está fazendo um serviço útil ao divulgá-lo para mais pessoas.
Blogs existem para dar circular idéias rapidamente e por isso que é normal encontrar neles textos escritos de maneira mais apressada ou informal. Blogs podem cometer mais erros um jornal de grande circulação, é óbvio. Mas é por isso mesmo que os blogs precisam se preocupar até mais do que os jornais em citar fontes, de modo que nessa “circulação” de idéias a informação não seja truncada. Mais que isso, blogs nasceram para ser lidos na internet, e as fontes não precisam ser mencionadas em intermináveis notas de rodapé: basta fazer um link ao artigo original.
Porque em última análise é disso que consiste a internet: a geração contínua de links. Um blog precisa citar & linkar suas fontes simplesmente porque precisa que outros sites o citem & linkem também de modo que ele possa efetivamente existir na blogosfera e estabelecer sua audiência, relevância e reputação.
E nesse sentido, até mais importante do que mencionar o nome do autor do artigo e o jornal em que foi publicado, o blog tem que, quando for o caso, mencionar a fonte imediata em que encontrou a referência ao assunto, talvez outro blog. Como deve ter sido o caso nesse episódio. O resumo foi publicado cinco dias depois de o artigo original sair, curiosamente o mesmo dia em que o artigo havia sido mencionado, horas mais cedo, em um blog que justamente se destaca há tempo por diariamente pinçar links interessantes das mais diferentes publicações internacionais – e sempre menciona quando recebeu o link de outra pessoa.
Espero que tenha sido uma mancada excepcional do autor do blog, que por causa de resumo definitivamente não merece ser citado nem linkado. De qualquer forma, aqui vai o link do artigo original, que vale a pena ser lido.

Nenhum comentário: