30 de outubro de 2008

Manufatura

Podemos estar vivendo numa era pós-industrial, mas o apelo de produtos designados 'industriais' é maior do que nunca.
Como exemplo número 1, temos o iPod, que a Apple faz questão de vender como um marco de design industrial. Com isso, eles querem que o produto deixe de ser tratado como um mero objeto de consumo mais ou menos descartável para ser promovido ao status de uma pequena obra de engenharia, da qual se destaca a extrema facilidade de uso, a perfeição do design e o capricho nos acabamentos e materiais. As dimensões do aparelho, seu peso, as escolhas de materiais e texturas, a obsessão em simplificar a interface, a preocupação com os detalhes e a coerência do conjunto, integrando estética e usabilidade: tudo contribui para transformar o iPod num produto diferenciado. Graças à robustez do seu design industrial. É interessante ver o artigo da wikipedia sobre a origem do termo, mencionando a Deutscher Werkbund, uma associação alemã de arquitetos, artistas, designers, engenheiros e fabricantes fundada em 1907 para aumentar a competitividade dos produtos alemães que acabou vindo a ser uma precursora do movimento Bauhaus e da arquitetura moderna. Enfim, a ligação é bem implícita (como teria que ser), mas o foco em "industrial design" acaba colocando o iPod em companhia da vanguarda do design do século XX.

Industrial-grade (nível industrial) também é um ótimo adjetivo. Qualquer produto ou insumo, por mais banal que seja (borracha, químicos, diamantes, alumínio), ganha um outro tipo de apelo se é vendido como uma versão de nível industrial. Passa a impressão de que é um produto 'de verdade', com robustez o bastante para aguentar a duríssima rotina de uma linha de montagem pesada. Podemos estar falando de um óculos, um notebook, uma mochila etc. Enquanto os produtos 'standard' são acessórios decorativos que servem para qualquer frutinha passear no shopping, a versão industrial é coisa de macho, é um equipamento de trabalho e sobrevivência, que precisa confiar no seu equipamento em situações-limite (manusear peças de aço de várias toneladas, escavar túneis a quilometros de profundidade, conduzir operações da SWAT, testar carros de corrida, entrar em órbita com um avião experimental, consertar um mastro no meio do oceano, numa tempestade etc.).

Olha como a Oakley promove sua linha de produtos industrial-grade:
Decades of Oakley research have achieved performance innovations for the world's best athletes. In the process, we have raised the bar of durability and protection, and our inventions now serve the industries of health, safety and defense. Categories include eyewear that protect against extreme impact and laser light; fire-resistant gloves utilized by professional race drivers; and footwear developed for combat, motor sports and environmental extremes. Oakley's Industrial division innovates product technologies for those whose lives depend on their gear.

Nenhum comentário: