6 de agosto de 2008

Crisis

Mais um link para um artigo da Slate, dessa vez a respeito dos revolucionários documentários de Robert Drew sobre Jack Kennedy, Primary (1960) e Crisis (1963). Vindo do fotojornalismo, Drew praticamente precisou inventar fimadoras portáteis para poder acompanhar seus assuntos a qualquer lugar, e inventou um estilo de "cinema-verdade" de grande influência nas próximas décadas.
Primary acompanha as campanhas primárias do Partido Democrata nas eleições presidenciais de 1960, e testemunha os bastidores do surgimento da figura de Kennedy. (Aqui no Brasil, Primary viria a ganhar uma refilmagem, Entreatos, de João Moreira Salles, só que com Lula no papel de Kennedy e Dona Marisa no lugar de Jackie.)
Crisis já mostra Kennedy na Casa Branca, durante um dos primeiros conflitos do movimento dos direitos civis (A Suprema corte decretara que a Universade do Alabama devia integrar alunos brancos e negros, o governador Wallace anunciou que ia bloquear a entrada).
Segundo o artigo, Crisis é menos revelador e mais convencional que Primary, mas é um retrato pioneiro do funcionamento do Salão Oval num momento intenso. O mais interessante da história é que Kennedy autorizou a realização do documentário pelo seu potencial interesse histórico: ele gostaria de poder ter assistido, por exemplo, a uma gravação do Salão Oval em seguida ao ataque a Pearl Harbor.
(Pena que não lembraram de ligar as câmeras durante a crise dos mísseis cubanos, alguns meses depois, quando se esteve a beira do início da 3a guerra mundial - isso sim teria valor histórico inestimável)

Nenhum comentário: