2 de agosto de 2008

Sugestão

Uma dica para todos gerentes de hotel que podem estar me lendo aqui: se um cliente reservou um quarto e simplesmente não apareceu, saiba que você não precisa ligar a uma meia da manhã no celular da pessoa para confirmar se a pessoa está vindo ou não.

Se ele não chegou até esse horário, nem deu qualquer aviso a respeito, é porque ele não pôde fazê-lo. Pode ter sido por causa do trabalho, ou uma abdução alienígena ou outro contratempo qualquer, não importa: ele não vai chegar mais. Não adianta tentar interferir. E principalmente, não adianta ligar, agora.

Ele não vai atender imediatamente e dizer "puxa, tinha me esquecido de voar para Belo Horizonte, obrigado por me lembrar! Estou indo para o Aeroporto AGORA, chego aí em umas 4 horas. Valeu!!".

Na melhor das hipóteses, após uns sete toques da campainha, ele vai ser tirado de um sono profundo, tatear pelo quarto escuro até achar o maldito aparelho, dizer "alô" arrastado, não entender nada do que você está falando, e murmurar algumas sílabas incoerentes/inconscientes. Nada de mais consequente acontece no fim das contas: você fez um interurbano desnecessário; seu cliente descobriu que precisa escolher melhor hotéis.

E não dá para descartar a possibilidade da ligação realmente atrapalhar, por exemplo tirando a concentração num momento muito importante, seja do seu cliente no trabalho ou dos alienígenas que o abduziram e estão no momento mais delicado da exo-biópsia dele.

Na verdade acho que o episódio encerra uma lição para todos, não só as pessoas que cuidam das reservas de hotéis de 2a: antes de ligar no celular de um desconhecido no meio da madrugada, pergunte a si mesmo duas coisas:
  • eu tenho um bom motivo?
  • ligar agora vai adiantar alguma coisa?
Se estiver na dúvida para qualquer uma delas, faça o seguinte: ligue para sua mãe e peça a opinião dela.

Nenhum comentário: