4 de agosto de 2008

Probabilidades

Um problema sério nos filmes e séries de ação é a consistência do sucesso dos mocinhos. A questão não é o cara fazer coisas impossíveis (entrar numa fortaleza impenetrável, derrubar um pelotão inteiro, derrotar o próprio demônio etc.), afinal é por causa desse tipo de feito que o cara é um herói de ação em primeiro lugar. O que me incomoda é que eles costumam fazer isso com uma recorrência e uma freqüência que do ponto de vista estatístico são excessivas.
Vamos trabalhar com um exemplo prático: Jack Bauer, o agente mais durão da CTU. Ao longo de uma meia dúzia de temporadas de 24, o cara já desmantelou um número igual de conspirações terroristas para explodir Los Angeles e/ou matar o presidente. Em cada vez, Jack se destaca por atos incríveis de bravura, perícia, astúcia e determinação.
Parte importante do trabalho dele consiste em continuamente derrotar vilões, em geral bem preparados, equipados e obstinados, frequentemente em condições de briga desfavoráveis para Jack. Afinal, Jack precisa estar em perigo para conferir tensão à cena, mantendo o interesse do espectador: ou seja, a cada momento ele precisa estar sujeito ao risco concreto de "vestir o paletó de madeira" (ou sofrer ferimentos debilitantes). É nessa combinação de risco intenso e prolongando com altas taxas de sucesso que está problema da plausibilidade, facilmente demonstrável com um simples cálculo matemático.
Primeiro: qual o risco de game over cada vez que Jack entra numa briga/tiroteio/perseguição/etc.? Se Jack estivesse enfrentando alguém exatamente idêntico a ele (ex.: seu clone maligno*), ele teria uma chance de 50% de sofrer game over. Se lutasse com alguém despreparado (ex. um gordinho míope sem óculos, segurando um refrigerante e um cachorro-quente), a chance de um revés cai para zero (a não ser que Jack resolva pegar o cachorro quente do moleque e se engasgue). Na média,o risco de uma zebra seria de 25%, mas como os terroristas não contratam (que eu saiba) clones malignos nem gordinhos gulosos, o risco poderia diferente, talvez um pouco maior, como 30%. Ou seja, Jack realisticamente pode ter em média 70% chance de sobreviver até o próximo confronto para que o interesse do público seja mantido.
Segundo: Quantas brigas Jack já venceu? Vamos supor que nas últimas seis temporadas de 24, Jack enfrentou em média uma situação de perigo em cada um dos 144 episódios. É como se ele tivesse jogado cara ou coroa 144 vezes, sempre com 70% de chance de sucesso - e ganhou todas as vezes. A chance disso ocorrer é de 0,00000000000000000005%.
Pode ser que eu esteja exagerando um pouco, vamos admitir que, em cada temporada, ele pode sofrer uma derrota quase fatal (entra em coma, precisa ser resgatado pelo Almeida, é flagrado pelos chineses etc.) . Ou seja, ele precisa vencer 23 brigas apenas, que em uma os roteiristas darão um jeito de safá-lo. Pois bem, a chance disso ocorrer é melhora, mas não passa de 0,03%.

* Se o clone maligno pode ler os pensamentos de Jack, ou tem algum outro superpoder, como mudar de forma ou falar com os animais, a chance de Jack sobreviver poderá ser menor do que 50%.
P.S.: fazer essa análise com o James Bond seria mais covardia ainda. Ele sobrevive incólume há décadas com tanta facilidade que até os roteiristas devem ter se cansado, e deixaram ele ser capturado/interrogado etc. nos últimos dois filmes seguidos.

Nenhum comentário: